O ensino artístico

Considerando o objectivo básico do ensino artístico o desenvolvimento pleno dos indivíduos, e sabendo que este se encontra implementado no currículo escolar, temos, educadores e professores das diferentes áreas, a responsabilidade de criar ambientes de aprendizagem que permitam a todos os indivíduos neles incluídos, a descoberta e fortalecimento da sua identidade pessoal e social. (Noesis 67)

Este desenvolvimento, traduzido em conhecimentos, atitudes e valores, só será possível se conseguirmos promover capacidades como: experiência, reflexão, espírito crítico, autonomia, liberdade de pensamento e iniciativa nos alunos. Para tal, exige-se que tenhamos a liberdade de poder ser “divergentes, tolerantes e de espírito aberto” (Barrett) e que apostemos na “diversificação de experiências dos alunos e integração das aprendizagens na vida vivida por eles” (Programa EVT.ME) dinamizando actividades que permitam a utilização de processos de aprendizagem activa, que cativem o interesse e motivação dos alunos, permitindo uma envolvência, natural, dos mesmos, em todo o processo ensino/aprendizagem.

Sabendo que o ensino artístico melhora a qualidade da educação e promove a expressão cultural, tão fundamentais para a criação da identidade nacional, será também importante desenvolver currículos adaptados às vivências dos alunos de forma a que estes se identifiquem, se assumam e participem de livre iniciativa, respeitando a sua comunidade e cultura local, e promovendo o respeito pela diferença. Os conhecimentos e as capacidades poderão ser, assim,  aprofundadas e desenvolvidas de acordo com as necessidades do grupo/turma e grupo/escola.

O ensino das expressões poderá funcionar como instrumento de aprendizagem criativa e de sensibilização pelo meio envolvente, através de uma aposta na articulação de projectos a nível interdisciplinar e mesmo transdisciplinar.

Ana Silva e Cláudia Pinhão

Anúncios

13 responses to “O ensino artístico

  1. Parabéns pelo projecto que cativou alunos e pais!
    São agora temas de conversa em casa, por iniciativa do Tomás, “as cores de kadinsky”, “as coisas impossíveis de Escher”, “o que é um cubista?” ou os desenhos de Miró “engraçados” de Miró.

  2. Muitos Parabéns às duas!
    Fantástico.
    Joana – Mãe Maria C.

  3. Regina Magalhães Correia

    Excelente iniciativa!

    Estão todos de parabéns. Obrigada pelo interesse despertado na minha FILIPA!

    “Todas as crianças são artistas. O importante é ajudá-las a permanecer artistas!” 🙂

    Regina.

  4. “A melhor maneira de tornar as crianças boas, é torná-las felizes.”(Oscar Wilde)…
    E a felicidade e o que vejo todos os dias estampada naquelas carinhas de tenra idade sempre que vamos trabalhar no projecto….Os olhinhos dos vossos filhos brilham.
    Muito OBRIGADO pelo vosso interesse.
    MUITOS BJS DESTA VOSSA AMIGA.
    Aux. ELISABETE

  5. Maria Antónia Torrinha

    Outro dia ouvi uma pessoa que vive em Espanha e que vai trazer o filho, de 5 anos, para o Porto,a comentar, a propósito da escolha do colégio, que aqui a maior parte das pessoas escolhe o colégio pelo hardware ( leia-se instalações, piscinas, quantidade de actividades…) em vez de pelo software. .. Fico muito feliz por confirmar, mais uma vez, que a Carolina anda num colégio em que o software é fantástico… Parabéns à Ana e à Cláudia

  6. Está girissimo, adorei.
    Acho muito bem despertarem as crianças para a cultura. Cá em casa a Maria já tem ensinado muito aos dois irmãos mais velhos.
    Muitos Parabens ás duas.

  7. Estamos muito satisfeitos pelo interesse artístico que a Matilde já começou a manifestar.
    Parabéns a todos os “minis” e, é claro, às “maxis” também.

  8. Nunca um Museu de Arte me apaixonou tanto como o vosso blog, para o qual o meu Francisco nos chama diariamente a atenção.
    Bem hajam pela iniciativa artística tão cativante para os nossos príncipes.
    Muitos parabéns a toda a equipa

  9. Fantástico projecto. Muitos parabéns!
    Eu também acho que todas as crianças são pequenos artistas.
    A arte ajuda-nos a expressar emoções, pensamentos, ideias…
    Continuação de bom trabalho, convidem-me quando houver alguma exposição. Eu e os meus meninos gostavamos muito de ver 🙂

  10. O meu neto Francisco é um verdadeiro artista.
    Adorei ver todas as suas obras.
    Vou diáriamente visitar o blog.
    Parabéns a todos.

  11. Omeu sobrinho é um artista fiquei muito feliz por ter visto todos os trabalhinhos.Mas quero muitos mais bjinho grande para ti Francisco,e Parabéns para todos os teus colegas.

  12. Carla Oliveira Silva

    Gloria a nossa empregada achou uma maravilha os trabalhos feitos por toda a equipa.Muitos parabéns a todos os trabalhos da equipa e principalmente os do francisco.

  13. Gostei muito dos vossos trabalhos. Estão espectaculares!!

    Muitosparabéns e continuem a fazer trabalhos lindos!!
    Um beijo da tiaGisela

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s