O nosso projecto

Como tudo começou…

“- Primeiro a Carolina e a Maria C. fizeram uma pintura abstracta que era parecida com os trabalhos de Miró. E a Ana teve uma ideia que foi a de nós começarmos a aprender coisas sobre pintores.

– Todas as quartas-feiras nós tínhamos Expressão Plástica com a Cláudia e fazíamos trabalhos sobre artistas.

– Primeiro foi Miró, e a Cláudia mostrou-nos no computador as pinturas e uma caneca de Miró. As pinturas de Miró eram abstractas porque não se percebiam muito bem e pareciam trabalhos de meninos pequeninos.

– Depois aprendemos Gaudi que não era pintor, era arquitecto, e vimos no computador os trabalhos dele: a Sagrada Família, aquela casa branca, os azulejos, o lagarto… A Ana mostrou-nos o lagarto pequenino que tinha trazido de Barcelona. Como não podíamos usar azulejos, nem partir coisas, rasgámos papéis e aproveitámos para fazer na EP coisas de Natal: sinos, presentes, renas, estrelas e árvores. Nós fizemos um trabalho grande e depois a Cláudia usou-os para fazer os postais pequeninos para os presentes, para vendermos na Feira de Natal.

– A seguir conhecemos Kandinsky e vimos os seus trabalhos no computador. A Cláudia cortou nuns papéis coloridos mas transparentes, formas geométricas. Depois misturou as formas e apareciam novas cores.

– Mais tarde aprendemos coisas sobre Picasso: que era um pintor Cubista, que gostava de pintar o corpo humano e fazer auto-retratos. Nós fizemos dois trabalhos de Picasso: um foi um retrato e outro um auto-retrato que pintámos com cores frias ou cores quentes.

– Quando aprendemos Amadeo de Souza Cardoso percebemos que ele era muito importante porque era português. Ele usava nas suas pinturas: frutos, letras, números, violas e formas geométricas de muitas cores.

– O último artista que aprendemos foi Escher que também não era pintor, era um desenhador surrealista porque desenhava coisas impossíveis. Os nossos trabalhos de Escher foram muito divertidos porque ele era muito brincalhão. Primeiro fizemos um trabalho sobre as pombas da paz e juntamos-as todas porque Escher também encaixava tudo. O segundo trabalho foi com LEGOS porque nós vimos no computador imagens de trabalhos de Escher feitos em LEGOS e tentámos fazer escadas impossíveis.

– E foi assim que tudo começou e que aprendemos a ser mini-artistas.

– Estamos muito contentes e a Ana, a Cláudia, a Elisabete e a Bianca estão muito orgulhosas.

– Nós também gostámos muito… não… adorámos aprender coisas sobre pintores novos. Somos uns grandes “mini-artistas” da Sala dos 5 Anos.

– E agora já não vamos aprender mais nenhum artista?

– Claro que vamos…”

Sala dos 5 anos . Fevereiro 2010

12 responses to “O nosso projecto

  1. Gostei muito de todos os trabalhos. Muito interessante. Uma optima maneira de estimular nas crianças o interesse pela cultura.

  2. Um projecto excelente. Parabéns a todos!

  3. Parabens para todos os menimos da sala dos 5 anos.

  4. Parabéns a todos, alunos, professores e educadoras pela iniciativa exemplar. Os resultados falam por si. Espero que esta mostra possa servir de modelo para o ensino em geral, conquistando um lugar nobre ao lado de disciplinas como o Inglês, a Musica ou a Informática.

  5. Família Leite de Castro

    Olá Ana e Cláudia, gostamos muito do Blog e visitámo-lo muitas vezes. Continuem com este excelente trabalho. Muitos parabéns mais uma vez. Família Leite Castro

  6. Filipa Magalhães Correia

    A Filipa diz cá em casa:
    “GOSTEI MUITO DE APRENDER ESCHER e ESCHER É O MEU PINTOR/ARTISTA PREFERIDO! TAMBÉM GOSTEI DE PICASSO.”

  7. Alexandre e Cristina Pais de Figueiredo

    Este projecto tem sido para nós uma grata surpresa. Deve-se seguramente ao empenho e vocação postos ao serviço destes meninos e meninas, permitindo, desta forma, que com imensa alegria, possam para além de aprender, crescer. O Manuel Maria agradece.
    Parabens.

  8. OLá
    Parabéns por esta ideia excelente.
    Todos os trabalhos são fantásticos.

  9. Familia Cardoso Ribeiro

    Parabéns aos nossos minis!
    Temos futuros artistas!
    Adorei ver estes trabalhos e fiquei espantada com o que nos dizem sobre as pinturas que trabalharam.
    Obrigada e parabéns a todos.

  10. Filipa Magalhães Correia

    “Olá,

    Esta semana começamos a estudar Salvador Dalí!
    Gostei muito de Dalí. Os quadros dele são muito engraçados!”

    Filipa Magalhães Correia.

  11. Fantástico! Um exemplo da criatividade, empenho, dedicação e profissionalismo das professores/educadoras. O meu elogio que consigo fazer: gostaria que tivessem sido professoras/educadoras dos meus filhos.

  12. Boa tarde,

    Somente para indicar que após uma extensa 🙂 análise, apreciamos imenso este blog e tendo em consideração que vários dos nossos catálogos foram já mencionados no mesmo, venho desta forma, colocar à v/ disposição para consulta, os catálogos de artistas como António Macedo, Mário Bismarck, Rafael Canogar, Júlio Resende, José Manuel Ciria, entre muitos outros. Penso que vos poderá ser útil na v/ tão longa e interessante aprendizagem! Mais, teremos todo o prazer em vos oferecer um dos n/ catálogos mais recentes, onde poderão encontrar obras dos mais diversos artistas portugueses e internacionais. Um abraço e continuem a fazer um excelente trabalho.
    Cordeiros/Galeria Arte Moderna e Contemporânea

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s